Perguntas Frequentes

As perguntas frequentes estão organizadas por módulos de forma a poder identificar mais facilmente a sua dúvida.

Não encontra o que procura?

Como ativar uma segunda conta e/ou empresa?

Não precisa ativar uma segunda conta para ter outra Empresa. Se pretende configurar nova Empresa entre em contacto pelos meios disponíveis.

Esqueci-me de pagar. E agora?

Caso se tenha esquecido de pagar a mensalidade e/ou anuidade, o serviço será cortado no final do último dia da licença. Para voltar a utilizar, basta que realize o respetivo pagamento e em instantes voltará a poder aceder. Não haverá perda de dados durante o tempo de inatividade.

Vou fechar uma empresa e abrir outra. Posso usar a mesma conta PhorLand para as duas (2)?

Tratando-se de duas (2) entidades diferentes, com designações e contribuintes diferentes, terão de existir duas (2) contas distintas no Phorland, uma vez que não podemos, por imposições legais, "alterar/transformar" os dados de um contribuinte para outro. No entanto, quando o cliente estiver a chegar a essa situação (deixar de trabalhar com uma empresa e começar com outra), cria a 2.ª conta, importa os dados de clientes e artigos da primeira conta para a segunda (com as rotinas que existem na plataforma), e começa a trabalhar na segunda conta, deixando de fazer qualquer operação/registo na 1.ª conta. Com este procedimento, a primeira conta passa a um estado de acesso de consulta, podendo durante algum tempo, consultar e exportar todos os seus dados, para fazer face a qualquer consulta legal que tenha que efetuar, até a conta ficar com o acesso definitivamente bloqueado.

Recebi um convite da minha empresa/equipa para me registar mas o código não é válido.

O convite, por uma questão de segurança, pode ser cancelado, invalidando o mesmo. Se o que recebeu não permite validar o seu registo não há problema. Peça ao seu gestor/chefe para ativar/reenviar o convite. Assim que o receber, já pode concluir o processo e já poderá integrar a sua equipa.

Esqueci-me da minha senha de acesso, como posso recupera-la?

Para recuperar a sua senha de acesso basta que selecione a opção "Esqueceu a sua palavra-passe" e serão enviadas para o seu email as instruções para proceder ao registo da sua nova palavra-passe. Terminado este passo, já poderá aceder novamente.

Perdi os meus dados de acesso e não os consigo recuperar. O que devo fazer?

Deverá entrar em contacto connosco, através de qualquer um dos meios disponíveis.

Os meus dados estão seguros?

Sendo o 4Commerce um programa de faturação em Cloud, podem surgir algumas dúvidas quanto à segurança dos dados e da informação que se encontra nas contas. A segurança é muito importante para nós e para os nossos clientes e, por isso, tomamos medidas de segurança. Toda a plataforma está protegida e todos os dados enviados da e para a plataforma Phorland são cifrados com cifra de 256-bit. Esta é uma medida ainda mais importante se partilhar a rede com outras pessoas. Toda a informação registada na nossa plataforma encontra-se alojada em servidores protegidos 24 horas por dia. Os dados são encriptados e protegidos por uma firewall vigiada por uma equipa de especialistas de segurança. Além destas medidas, efetuamos cópias de segurança (backups) diárias assegurando sempre a informação dos nossos clientes.

Como posso começar a utilizar?

Para começar a utilizar, qualquer módulo gratuito, basta adicionar ao carrinho os módulos que melhor se adequam à sua exploração e terminar o processo de compra (não tem qualquer custo e apenas terá de introduzir as informações necessárias à criação da sua licença). Para os módulos pagos, deverá entrar em contacto connosco para ajustarmos a nossa oferta às suas necessidades. No formulário de contacto, deve preencher os dados, selecionar o assunto "Adquirir Licença" e submeter pedido. Entraremos em contacto o mais rapidamente possível para que comece a utilizar o Phorland sem demoras.

As atualizações que são feitas, tenho de as pagar?

Não. Todas as atualizações são gratuitas.

É preciso instalar no meu computador?

O Phorland é uma plataforma Web-based e por este motivo não existe qualquer tipo de instalação. Para aceder, basta possuir um acesso à Internet e aceder ao portal através do seu navegador. Consegue aceder a partir de qualquer dispositivo (Computador, tablet e/ou smartphone) e em qualquer lugar do mundo desde que tenha acesso à Internet. Além disso, tem a garantia que estará sempre a usar a última versão da aplicação e que toda a informação se mantém sincronizada em tempo real.

Posso aceder ao Phorland através do meu smartphone ou tablet?

O Phorland está preparado para facilitar a experiência de utilização nas plataformas móveis. Para tal utiliza a tecnologia Responsive Templates. Basta usar o Navegador do seu dispositivo para aceder ao Software e toda a interface será ajustada para uma melhor utilização.

E se durante a utilização perder o acesso à internet? Perco dados?

Não há problema. Todos os dados estão guardados nos nossos servidores. Além disso, durante a composição de documentos, os seus dados estão a ser permanentemente guardados mal termine a edição de qualquer campo de dados, para que não perca nada, mesmo se ficar momentaneamente sem internet, sem energia ou se o seu dispositivo avariar.

Como posso colocar as minhas dúvidas/questões?

Pode colocar as suas dúvidas ou questões através de qualquer um dos contactos disponibilizados.

Tenho 2 explorações (quintas), posso gerir as duas com a mesma licença?

Sim, o 4Land permite gerir várias explorações (quintas) com a sua licença

Produzo hortícolas, frutas, animais e ainda tenho a adega, etc. Consigo gerir de forma independente cada uma desta atividades?

Claro que sim. O 4Land permite gerir cada atividade da sua exploração independentemente das outras e desta forma consegue saber detalhadamente quais os custos e proveitos relativos a cada uma.

Tenho muitas parcelas divididas por toda a freguesia e até em freguesias vizinhas. Como sei onde é cada uma?

As parcelas podem ser todas registadas e georeferenciadas. Através de um mapa gerado automaticamente, poderá ver toda a sua estrutura fundiária.

Preciso preencher o Caderno de Campo. Como registo todas as operações tenho de voltar a escrevê-las no Caderno?

Ao fazer o registo completo dos tratamentos e de todas as operações da cultura que são de preenchimento obrigatório nos Cadernos de Campo, esta informação será introduzida automaticamente no Caderno de Campo gerado pelo 4Land. Quando pretender, pode consulta-lo ou fazer o download e imprimir para apresentar à entidade fiscalizadora.

O 4Zoo está homologado pela DGAV para a emissão do LRED-Bov no formato digital?

Sim, o 4Zoo foi testado e homologado pela DGAV para a emissão do LRED-Bov no formato digital. Quando necessitar, pode consulta-lo e/ou imprimir para apresentar à entidade fiscalizadora.

O 4Zoo tem limite de animais ou de registos? Paga-se por animal ou por registo?

Não existe limitação quer do número de animais quer dos registos associados a estes. O valor pago permite a utilização sem limitações deste módulo sem qualquer tipo de custos adicionais.

Produzo várias espécies de animais (bovinos, suínos e ovelhas). Consigo gerir todas no 4Zoo?

Sim. O 4Zoo é multiespécie mas de momento apenas os bovinos são possíveis de gerir. Após concluirmos o desenvolvimento para as outras espécies, conseguirá gerir todas as que têm interesse agronómico.

O módulo 4Commerce é um software certificado?

Sim, o 4Commerce é um programa certificado pela Autoridade Tributária, com o n.º 2455/AT.

É possível gerar o ficheiro SAF-T?

Sim. O 4Commerce é um programa certificado pela Autoridade Tributária e permite a exportação do ficheiro SAF-T.

Posso emitir recibos parciais? E registar várias formas de pagamento na mesma fatura?

Sim. O 4Commerce está otimizado para a emissão de recibos parciais. Ao emitir faturas, pode escolher várias formas de pagamento.

O 4Commerce está preparado para as novas regras de faturação?

O programa de faturação 4Commerce está preparado para as novas regras de faturação em vigor em Portugal desde 1 de Janeiro de 2013. Tornou-se obrigatório, por lei, emitir uma fatura em qualquer transmissão de bens ou prestação de serviços, independentemente do valor ou de o adquirente ser uma pessoa singular ou coletiva. Esta medida é aplicável a todos os setores de atividade. Juntamente com a obrigatoriedade de emissão de fatura, passou a existir um novo tipo de documento chamado fatura simplificada. Uma outra novidade é que todos os documentos fiscais (guias, faturas, faturas simplificadas, faturas/recibo, notas de crédito e notas de débito) devem ser comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira até ao dia 25 do mês seguinte à sua emissão. O 4Commerce possibilita a comunicação dos seus documentos através de envio automático direto para a Autoridade Tributária ou através da exportação do SAF-T PT mensal. Os documentos de transporte, (Guias de Transporte, Remessa ou Devolução), também terão que ser comunicados para a Autoridade Tributária, assim que forem finalizados no 4Commerce.

O que é necessário guardar ao fazer a transição entre programas de faturação?

Ao mudar de software de faturação, deverão ser conservadas cópias de segurança de todos os livros, registos e respetivos documentos de suporte por um período de 10 anos (artigo 123.º do CIRC). Isto incluí os ficheiros SAFT-PT e as faturas em formato papel ou eletrónico do programa anterior. Este arquivo pode ser mantido em formato totalmente digital, se preferir.

Posso importar dados de outros programas de faturação?

Para já não. No entanto estamos a trabalhar para disponibilizar esta funcionalidade.

Além do controlo do processo de vinificação, posso saber o custo de cada operação? E de cada garrafa produzida?

O módulo 4Wine pode comunicar com o 4Land e o custo de cada operação ficará registado. Pode consultar e comparar todas as operações em relação ao custo, mão-de-obra, máquinas e consumíveis utilizados. Desta forma poderá saber quanto lhe custou produzir cada garrafa, cada litro de vinho. O controlo total das suas operações está sempre disponível.

Com o 4Wine consigo controlar os Stocks?

Sim, o 4Wine permite controlar os Stocks de todos os produtos e consumíveis que utiliza na sua Adega.

As operações enológicas costumam gerar novos lotes. Existe a possibilidade de os criar?

Cada entrada de Uvas, qualquer operação enológica pode ter associada um lote correspondente. Só tem de indicar se pretende que seja utilizado o de origem ou um novo. A Rastreabilidade do vinho é completa.

De forma a poder certificar o meu vinho preciso da ficha de Rastreabilidade. O 4Wine cria essa informação/ficha?

O 4Wine cria a ficha da Rastrebilidade do seu vinho de forma automática. é só consultar e emitir o ficheiro. Poderá consultar a ficha de Rastreabilidade de forma ascendente (da garrafa de vinho à receção/produção da uva) ou descendente (da receção/produção da uva até à garrafa de vinho).

Como posso consultar as quantidades de mosto/vinho e/ou borras em cada Depósito?

O 4Wine dispõe de uma gestão gráfica para a sua Adega e para cada Depósito. Na vista da Adega pode ver todos os seus Depósitos e a quantidade existente em cada um. Entrando na ficha de cada Depósito, pode consultar, além da quantidade existente, as substâncias presentes, o seu lote, os lotes que deram origem ao atual, os registos de todas as operações efetuadas e a Rastreabilidade da substância.

Existe limitação na quantidade e no tipo de fruta a ser recebida?

Com o 4Fruits pode receber toda a fruta que quiser não havendo qualquer limite de quantidades ou de espécie de frutas.

Com o 4Fruits consigo controlar os Stocks?

Sim, o 4Fruits permite controlar os Stocks de todos os produtos e consumíveis que utiliza.

As operações com a fruta necessitam criação de lotes. Existe a possibilidade de os criar?

Cada entrada de fruta e qualquer operação pode ter associada um lote correspondente. Só tem de indicar se pretende que seja utilizado o de origem ou um novo. A Rastreabilidade da fruta é completa.

De forma a poder certificar toda a fruta preciso da ficha de Rastreabilidade. O 4Fruits cria essa informação/ficha?

O 4Fruits cria a ficha da Rastrebilidade de toda a fruta de forma automática. é só consultar e emitir o ficheiro. Poderá consultar a ficha de Rastreabilidade sempre que pretender.

Como posso consultar as quantidades de fruta em cada Câmara Frigorífica?

O 4Fruits dispõe de uma gestão gráfica para as Câmaras Frigoríficas. Na vista geral pode ver todas as Câmaras Frigoríficas e a quantidade existente em cada uma. Entrando na ficha de cada Câmara, pode consultar, além da quantidade existente, o seu lote, os lotes que deram origem ao atual, os registos de todas as operações efetuadas e a Rastreabilidade da fruta.

A quem se destina o módulo 4Coop?

O módulo 4Coop pode ser usado por Técnicos, Engenheiros Agrónomos, Engenheiros Florestais. Engenheiros Zootécnicos, Médicos Veterinários, Inseminadores, Consultores e todos os membros e Técnicos das Cooperativas, Associações, Organizações ou Agrupamento de Produtores.

O 4Coop integra com outros módulos?

Sim, o 4Coop integra com todos os módulos disponíveis na nossa oferta..

Que funcionalidades tem o 4Coop?

Uma vez que pode integrar com todos os módulos, as funcionalidades serão todas as existentes em cada um, acrescidas das específicas ao 4Coop. Se, por exemplo, é um Técnico, poderá fazer a gestão de uma exploração de um cliente (agricultor) tendo acesso ao 4Land, para controlo de todas as atividades e culturas, ao 4Zoo para gerir a produção leiteira e/ou carne e ao 4Commerce para registar todos os custos e proveitos.

O meu Consultor usa o 4Coop. Eu tenho acesso às informações que ele vai registando?

Sim, o 4Coop é um módulo Colaborativo. Desde que tenha a sua licença, poderá ver todas as informações registadas e evolução da sua exploração.

Não é apenas uma aplicação!

O software Phorland é tão completo que, instantaneamente, se vai tornar o seu melhor amigo.

O Phorland é um software de gestão agrícola que foi desenvolvido para oferecer soluções profissionais a todo o setor agro-alimentar.

[email protected]

(+351) 966 586 020

(Chamada para rede móvel nacional)